O Dia de Iemanjá, divindade dos mares nas religiões de matriz africana, é comemorado nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro. Conforme a tradição, adeptos e simpatizantes destas religiões celebram o dia da mãe dos orixás com eventos especiais e oferendas. Confira a programação de alguns dos eventos:
Águas de Yá Orí – Bairro Industrial
A celebração em homenagem a Iemanjá intitulada “Águas de Yá Orí”, acontece hoje na Orlinha do bairro Industrial, às margens do Rio Sergipe. A partir das 15h30, a Associação Luz do Oriente e o Ilê Yátassytaôô Ifá Enibalé realizarão a festividade afro-religiosa no local.
Os participantes de religiões de matrizes africanas e devotos da yabá, orixá feminino em Yorubá, podem levar suas oferendas, preferencialmente biodegradáveis. O cortejo vai se iniciar na Associação Luz do Oriente, na Rua Marcelino Procópio da Silva, 306, próximo ao Parque da Cidade, passando pela Av. João Rodrigues, em direção à Orlinha do Bairro Industrial.
Águas de Aruanda
O Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda, casa de Umbanda Universalista, realizará sexta-feira, 2, o Rito de Oferenda para Iemanjá, divindade africana das águas salgadas. O evento acontece a partir das 15h. A recomendação é usar roupas brancas, levar flores e alfazema, além de contribuições espontâneas para os diversos projetos sociais liderados pelo Águas de Aruanda. O Centro fica localizado na Avenida João José de Santana, nº 1216, bairro Robalo, em Aracaju.
Lavagem das Escadarias e Cortejo para Ìyemanjá – N. Sra. do Socorro
No dia 2 de fevereiro dezenas de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana participam do ato em homenagem a Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro. A Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), marca um momento de fé, união e respeito às religiões.
A concentração acontecerá a partir das 07h, na Igreja Matriz e, após a lavagem das escadarias, a programação se estenderá em um cortejo em direção à Prainha do Porto Grande, onde sacerdotes e sacerdotisas farão a entrega das oferendas. Todo o louvor ficará sob o comando da charanga do Afoxé de Odé que este contará com a participação especial da artista sergipana Héloa.
Com informações dos organizadores dos eventos