No dia 2 de fevereiro dezenas de adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana participam do ato em homenagem a Nossa Senhora do Pérpetuo Socorro, padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro. A Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), marca um momento de fé, união e respeito às religiões.
No calendário litúrgico das religiões de matriz africana, no dia 2 de fevereiro comemora-se o dia de Ìyemanjá, considerada protetora dos pescadores e jangadeiros, mãe das águas, mãe de todos e todas, por isso é conhecida como Ìyá Orí, “mãe de todas as cabeças”. A concentração acontecerá a partir das 07h, na Igreja Matriz e, após a lavagem das escadarias, a programação se estenderá em um cortejo em direção à Prainha do Porto Grande, onde sacerdotes e sacerdotisas farão a entrega das oferendas.
Todo o louvor ficará sob o comando da charanga do Afoxé de Odé que este contará com a participação especial da artista sergipana Héloa. O evento reflete a diversidade cultural e religiosa do município, unindo católicos, candomblecistas, umbandistas e a sociedade socorrense. O evento é uma realização da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Coordenaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, e conta com apoio das secretarias de governo, assistência social, cultura e turismo e juventude.
Fonte: Assessoria de Imprensa