Anualmente, a Prefeitura de Aracaju realiza diversas atividades em comemoração ao aniversário da capital. Este ano, além dos eventos tradicionais, como o Passeio Ciclístico, a Corrida Cidade de Aracaju, a missa em celebração aos 169 anos, os shows artísticos, que acontecem na praça de eventos Hilton Lopes, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) contará com uma vasta programação cultural, que envolve mostras de curtas metragem, sarau poético, contos, apresentação de teatro e muito mais.
O presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, reitera que o mês de março é especial para a capital sergipana, “um momento para celebrar com alegria a diversidade cultural presente na região, além valorizar e dar visibilidade aos talentos espalhados pela cidade”.
“A programação cultural lançada pela Funcaju soma-se às atrações artísticas e as outras atividades em comemoração ao aniversário de Aracaju. As unidades da Funcaju estão empenhadas para entregar à população atividades culturais que enriquecem ainda mais este momento especial. Aracaju é uma cidade belíssima, adorada pelos aracajuanos, sergipanos e por quem a visita. Então, temos que comemorar em grande estilo e celebrar o fato de vivermos nesta cidade maravilhosa”.
A programação inicia no dia 13 de março com apresentação de teatro para alunos das Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei), com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência PROERD/Polícia Militar, que acontecerá no Auditório Hunald Alencar. Até o dia 15, a comunidade poderá assistir inúmeras apresentações artísticas que abordarão temas importantes da atualidade.
De 18 a 26 de março, a Galeria Álvaro Santos realizará diversas exposições culturais, com exibição de curtas e videoclipes do AjuPlay. Do dia 19 até o dia 22, é a vez do Centro Cultural de Aracaju apresentar o especial Central Periférica, com exposição da história do Hip Hop. Já nos dias 20, 21 e 26, a Biblioteca Ivone de Menezes Vieira encerrará a programação com sarau poético e contos, além da exibição de curtas e videoclipes do AjuPlay.
Confira a programação completa:
De 13 a 15 de março, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) – bairro 17 de Março
Quinta-feira, 13 de março – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência PROERD/Polícia Militar 9h e 15h – Apresentação de teatro para alunos das EMEI, no Auditório Hunald Alencar.
Sexta-feira, 15 de março – Grupo Cones de Teatro – Se Essa Rua Fosse Minha – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) – 9h e 15h – Apresentação de teatro para alunos das EMEI, no Auditório Hunald Alencar.
De 18 a 26 de março, na Galeria Álvaro Santos
Segunda-feira, 18 de março, 18h – Abertura de Exposição de Fotografia em Alusão ao Aniversário de Aracaju
Segunda-feira, 18 de março, 19h – Grupo Renantique
Segunda-feira, 25 de março – 15h às 17h
-Exibição de curtas e videoclipes do AjuPlay:
- Tintiliano – Marcel Andrade
- Talvez eu nunca tenha amado – André Aragão
De 19 a 22 de março, no Centro Cultural De Aracaju
Das 9h às 11h e das 16h às 20h – Especial Central Periférica – Aniversário da Cidade – Com exposição da história do Hip Hop
20 a 26 de março, na Biblioteca Ivone De Menezes Vieira
20 de março (15h) – Hora do Conto: Sarau poético: aniversário da capital
21 de março (9h) – Quartas Culturais: Hora do Conto – Brincando de uma história de verdade sobre a mudança da capital.
26 de março – 15h às 17h – Exibições de curta e videoclipes da AjuPlay
- Tintiliano – Marcel Andrade
- Talvez eu nunca tenha amado – André Aragão
Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Aracaju